Design, inovação e sustentabilidade: essa será a temática da terceira edição da Bienal Brasileira de Design, que acontece no segundo semestre de 2010 na cidade de Curitiba. Sua proposta é mostrar exemplos de design sustentável e incentivar a reflexão sobre o tema, que vem sendo muito explorado mas pouco compreendido em suas reais dimensões.
A Bienal 2010 inova ao passar a ser realizada não em um único espaço, e sim simultaneamente em vários locais de Curitiba, englobando tanto espaços expositivos institucionalizados, quanto espaços públicos com alta movimentação. Assim, a iniciativa transborda o campo habitual das exposições e extravasa para a cidade.
Haverá uma ênfase na realização de ações educacionais e na área do conhecimento, de forma que o alcance, a relevância e a acessibilidade da Bienal sejam ampliados. Um seminário internacional, uma série de palestras e a promoção de oficinas estão na programação.
Todas as ações estão sendo pautadas dentro de objetivos previamente traçados, entre os quais:
· Aumentar a percepção consciente por parte da sociedade sobre a importância do design no dia a dia das pessoas e sobre a sua contribuição para a sociedade, a cultura, a economia e o desenvolvimento econômico, cultura e social do país;
· Difundir a cultura do design para a sociedade brasileira, colaborando para promover a democratização e desmistificação do uso do design em nosso país;
· Difundir o pensamento criativo e a inovação;
· Difundir a cultura da sustentabilidade em seu entendimento amplo: ambientalmente responsável, economicamente inclusivo e socialmente justo.
· Curadoria Geral de Adélia Borges. Uma equipe está sendo formada, incluindo curadores de módulos expositivos, consultores em sustentabilidade e pesquisadores.
Informações e inscrições: Bienal Brasileira de Design
Fonte: centrodesignrio.com.br
Gabriel Leme
Nenhum comentário:
Postar um comentário